Estudo de Caso GERDAU
CAPITULO 1: Planejamento Inicial
Para alcançar seus resustados uma organização deve se planejar bem, pois é esta metodologia que vai garantir o atendimento das suas metas e manter firme a organização frente as adversidades do mercado principalmente no cenário atual de economia globalizada onde um concorrente pode estar em qualquer parte do globo.
CAPITULO 2: Guerreando
Funcionários motivados são mais produtivos e eficientes, trazendo vantagem competitiva para nossa organização (pagamento de prêmios nos programas Ideias, GSP, bolsa de estudos nível técnico e superior).
CAPITULO 3: Estratégia Ofensiva
Como a Gerdau é uma organização já consolidada no mercado ela procura acompanhar as outras organizações que atuam ou podem vir a atuar no mesmo, se utilizando das fusões e aquisições como realizado recentemente com a incorporação da AÇOMINAS para AÇOS LONGOS BRASIL.
CAPITULO 4: Disposições
Dentre as táticas adotadas destaca-se a instalação da unidade de corte de dobra dentro da unidade industrial USB visando dar maior competitividade e reduzir custos operacionais da organização participante.
CAPITULO 5: Energia
Usar o talento de cada colaborador da organização para obter o melhor resultado, ou seja trabalhar na gestão de pessoas, através de ferramentas que identificam sua potencialidades SCI (Sistema de Capacitação Individual), DTO (Diagnostico de Trabalho Operacional), Abordagem Comportamental entre outras, com objetivo de identificar e enquadra cada colaborador onde ele é potencialmente mais dinâmico.
CAPITULO 6: Fraquezas e forças
Identificar os pontos fortes e fracos da organização (realizado através da matriz de Swot).
CAPITULO 7: Manobras
Contratar especialista na área devido conhecimento do mercado no qual a organização atua.
CAPITULO 8: As nove variáveis
Comunicação por parte do Gestor a todos os níveis da organização sobre mudanças decorrentes da crise econômica que estamos enfrentando.
CAPITULO 9: Movimentações
Detectar tendências e possíveis ameaças (fornecer produto para escoras nas plantações aéreas).
CAPITULO 10: Terreno
Atender as necessidades dos clientes frente as vantagens oferecidas pelos nossos cliente (exemplo é garantir produto no canteiro de obra na quantidade certa e no dia contratado).
CAPITULO 11: As nove variáveis do terreno
Trabalhar sempre em planejamento com mesmo vigor independente se estamos passando por períodos onde economia se encontra estável ou adverso ao qual estamos enfrentando.
CAPITULO 12: Ataques com o emprego de fogo
Tornar conhecida a Missão, Visão e Valores da nossa organização para todos colaboradores estarem engajados (onde um de seus valores é pessoas realizadas, salários adequados a seu conhecimento, participação de lucros, melhores condições de trabalho) todo este planejamento faz parte da gestão de pessoas com objetivo de manter equipe motivada.
CAPITULO 13: Utilização de agentes secretos
Uso de espiões (pesquisar os produtos do concorrente no mercado, realizar analise físico-química).
CAPITULO 1: Planejamento Inicial
Para alcançar seus resustados uma organização deve se planejar bem, pois é esta metodologia que vai garantir o atendimento das suas metas e manter firme a organização frente as adversidades do mercado principalmente no cenário atual de economia globalizada onde um concorrente pode estar em qualquer parte do globo.
CAPITULO 2: Guerreando
Funcionários motivados são mais produtivos e eficientes, trazendo vantagem competitiva para nossa organização (pagamento de prêmios nos programas Ideias, GSP, bolsa de estudos nível técnico e superior).
CAPITULO 3: Estratégia Ofensiva
Como a Gerdau é uma organização já consolidada no mercado ela procura acompanhar as outras organizações que atuam ou podem vir a atuar no mesmo, se utilizando das fusões e aquisições como realizado recentemente com a incorporação da AÇOMINAS para AÇOS LONGOS BRASIL.
CAPITULO 4: Disposições
Dentre as táticas adotadas destaca-se a instalação da unidade de corte de dobra dentro da unidade industrial USB visando dar maior competitividade e reduzir custos operacionais da organização participante.
CAPITULO 5: Energia
Usar o talento de cada colaborador da organização para obter o melhor resultado, ou seja trabalhar na gestão de pessoas, através de ferramentas que identificam sua potencialidades SCI (Sistema de Capacitação Individual), DTO (Diagnostico de Trabalho Operacional), Abordagem Comportamental entre outras, com objetivo de identificar e enquadra cada colaborador onde ele é potencialmente mais dinâmico.
CAPITULO 6: Fraquezas e forças
Identificar os pontos fortes e fracos da organização (realizado através da matriz de Swot).
CAPITULO 7: Manobras
Contratar especialista na área devido conhecimento do mercado no qual a organização atua.
CAPITULO 8: As nove variáveis
Comunicação por parte do Gestor a todos os níveis da organização sobre mudanças decorrentes da crise econômica que estamos enfrentando.
CAPITULO 9: Movimentações
Detectar tendências e possíveis ameaças (fornecer produto para escoras nas plantações aéreas).
CAPITULO 10: Terreno
Atender as necessidades dos clientes frente as vantagens oferecidas pelos nossos cliente (exemplo é garantir produto no canteiro de obra na quantidade certa e no dia contratado).
CAPITULO 11: As nove variáveis do terreno
Trabalhar sempre em planejamento com mesmo vigor independente se estamos passando por períodos onde economia se encontra estável ou adverso ao qual estamos enfrentando.
CAPITULO 12: Ataques com o emprego de fogo
Tornar conhecida a Missão, Visão e Valores da nossa organização para todos colaboradores estarem engajados (onde um de seus valores é pessoas realizadas, salários adequados a seu conhecimento, participação de lucros, melhores condições de trabalho) todo este planejamento faz parte da gestão de pessoas com objetivo de manter equipe motivada.
CAPITULO 13: Utilização de agentes secretos
Uso de espiões (pesquisar os produtos do concorrente no mercado, realizar analise físico-química).