Dados sobre a ANTAQ
A ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários, criada pela Lei n. 10.233, de 5 de junho de 2001, é entidade integrante da administração federal e tem como finalidade regular, supervisionar e fiscalizar as atividades de prestação de serviços de transporte aquaviário e de exploração da infraestrutura portuária e aquaviária, harmonizando os interesses do usuário com os das empresas prestadoras de serviço, preservando, assim, o interesse público.
Introdução
A tendência das organizações atualmente é a migração de um modelo de gestão voltado para estratégias, estruturas e pessoas para outro mais arrojado e compatível com um mundo que a cada dia vem dando mais valor ao ser humano, levando as instituições a adotar, cada vez mais, um modelo de gestão focado em pessoas, processos e resultados.
O modelo de gestão de pessoas por competências permite, a partir da análise das atribuições do cargo e do regimento interno, a definição das competências necessária para a realização eficaz de tais atribuições.
Nesse contexto, as pessoas contribuem para a organização onde atuam com aquilo que aprenderam nas instituições de ensino, com suas experiências de vida, com o saber fazer as coisas e que permitem atingir objetivos estratégicos da organização. Porém não adianta muito conhecer e saber como fazer se não se tem vontade e determinação de querer fazer as coisas, de ter atitudes que propiciem o atendimento das metas da investigação.
A vantagem de trabalhar com o modelo de gestão de pessoas por competência é que esse modelo permite direcionar o foco, concentrando energia no que é necessário executar para que a instituição alcance suas metas, encarando o trabalho não como um conjunto de tarefas associadas ao cargo, mas como o prolongamento direto da competência que o indivíduo mobiliza para atender as demandas profissionais, cada vez mais complexas.
O modelo de gestão de pessoas por competências permite elaborar políticas e práticas que possibilitam prospectar e identificar competências com a finalidade de:
Contexto organizacional da ANTAQ
Para definir as competências necessárias e requeridas do profissional ANTAZ a partir das atribuições do cargo e do regimento interno, é fundamental, preliminarmente, que todos os seus integrantes conheçam e disseminem na instituição qual o negócio, a visão de futuro, a missão institucional e os valores acordados, consensualmente, para a instituição e seu capital humano.
Mapeamento de competências comportamentais (de suporte)
O mapeamento das competências comportamentais das unidades organizacionais ou de negócios da ANTAQ foi realizado a partir da análise das atribuições definidas no regimento interno da agência e das atribuições definidas para os servidores ocupantes dos cargos criados para compor o quadro de pessoal efetivo.
Inicialmente foram identificadas dezesseis competências comportamentais/ de suporte, conforme o quadro a seguir: (em breve)
A ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários, criada pela Lei n. 10.233, de 5 de junho de 2001, é entidade integrante da administração federal e tem como finalidade regular, supervisionar e fiscalizar as atividades de prestação de serviços de transporte aquaviário e de exploração da infraestrutura portuária e aquaviária, harmonizando os interesses do usuário com os das empresas prestadoras de serviço, preservando, assim, o interesse público.
Introdução
A tendência das organizações atualmente é a migração de um modelo de gestão voltado para estratégias, estruturas e pessoas para outro mais arrojado e compatível com um mundo que a cada dia vem dando mais valor ao ser humano, levando as instituições a adotar, cada vez mais, um modelo de gestão focado em pessoas, processos e resultados.
O modelo de gestão de pessoas por competências permite, a partir da análise das atribuições do cargo e do regimento interno, a definição das competências necessária para a realização eficaz de tais atribuições.
Nesse contexto, as pessoas contribuem para a organização onde atuam com aquilo que aprenderam nas instituições de ensino, com suas experiências de vida, com o saber fazer as coisas e que permitem atingir objetivos estratégicos da organização. Porém não adianta muito conhecer e saber como fazer se não se tem vontade e determinação de querer fazer as coisas, de ter atitudes que propiciem o atendimento das metas da investigação.
A vantagem de trabalhar com o modelo de gestão de pessoas por competência é que esse modelo permite direcionar o foco, concentrando energia no que é necessário executar para que a instituição alcance suas metas, encarando o trabalho não como um conjunto de tarefas associadas ao cargo, mas como o prolongamento direto da competência que o indivíduo mobiliza para atender as demandas profissionais, cada vez mais complexas.
O modelo de gestão de pessoas por competências permite elaborar políticas e práticas que possibilitam prospectar e identificar competências com a finalidade de:
- Desenvolver os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para a implementação das atividades de cada unidade organizacional;
- Auxiliar no levantamento de novas competências organizacionais e no desenvolvimento das existentes;
- Desenvolver as competências individuais para que as pessoas possam, de fato, executar seu trabalho e agregar valor a ele e à organização.
Contexto organizacional da ANTAQ
Para definir as competências necessárias e requeridas do profissional ANTAZ a partir das atribuições do cargo e do regimento interno, é fundamental, preliminarmente, que todos os seus integrantes conheçam e disseminem na instituição qual o negócio, a visão de futuro, a missão institucional e os valores acordados, consensualmente, para a instituição e seu capital humano.
- Negócio: “Regulação e fiscalização da prestação de serviços portuários e de transportes aquaviários”;
- Visão de futuro: “Ser reconhecida e respeitada pela sociedade como uma agência de excelência na fiscalização e regulação de serviços de transportes aquaviários e atividades portuárias, na defesa dos direitos dos usuários e garantidora de regras estáveis para o investidor”;
- Missão: “Regular e fiscalizar, com eficiência e qualidade, os serviços de transportes aquaviários e portuários, visando a adequada remuneração dos investidores e a satisfação do usuário”;
- Valores: “Conhecimento, cooperação, criatividade, harmonia, honestidade, integração, lealdade, relacionamento, responsabilidade e tolerância”.
Mapeamento de competências comportamentais (de suporte)
O mapeamento das competências comportamentais das unidades organizacionais ou de negócios da ANTAQ foi realizado a partir da análise das atribuições definidas no regimento interno da agência e das atribuições definidas para os servidores ocupantes dos cargos criados para compor o quadro de pessoal efetivo.
Inicialmente foram identificadas dezesseis competências comportamentais/ de suporte, conforme o quadro a seguir: (em breve)