Carreira, Liderança e Trabalho em Equipe

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

2 participantes

    Case 3. ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários

    Peixoto
    Peixoto
    Admin


    Mensagens : 15
    Data de inscrição : 06/09/2012
    Localização : Salvador

    Case 3. ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários Empty Case 3. ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários

    Mensagem  Peixoto Qui Set 13, 2012 12:54 pm

    Dados sobre a ANTAQ

    A ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários, criada pela Lei n. 10.233, de 5 de junho de 2001, é entidade integrante da administração federal e tem como finalidade regular, supervisionar e fiscalizar as atividades de prestação de serviços de transporte aquaviário e de exploração da infraestrutura portuária e aquaviária, harmonizando os interesses do usuário com os das empresas prestadoras de serviço, preservando, assim, o interesse público.

    Introdução

    A tendência das organizações atualmente é a migração de um modelo de gestão voltado para estratégias, estruturas e pessoas para outro mais arrojado e compatível com um mundo que a cada dia vem dando mais valor ao ser humano, levando as instituições a adotar, cada vez mais, um modelo de gestão focado em pessoas, processos e resultados.

    O modelo de gestão de pessoas por competências permite, a partir da análise das atribuições do cargo e do regimento interno, a definição das competências necessária para a realização eficaz de tais atribuições.

    Nesse contexto, as pessoas contribuem para a organização onde atuam com aquilo que aprenderam nas instituições de ensino, com suas experiências de vida, com o saber fazer as coisas e que permitem atingir objetivos estratégicos da organização. Porém não adianta muito conhecer e saber como fazer se não se tem vontade e determinação de querer fazer as coisas, de ter atitudes que propiciem o atendimento das metas da investigação.

    A vantagem de trabalhar com o modelo de gestão de pessoas por competência é que esse modelo permite direcionar o foco, concentrando energia no que é necessário executar para que a instituição alcance suas metas, encarando o trabalho não como um conjunto de tarefas associadas ao cargo, mas como o prolongamento direto da competência que o indivíduo mobiliza para atender as demandas profissionais, cada vez mais complexas.

    O modelo de gestão de pessoas por competências permite elaborar políticas e práticas que possibilitam prospectar e identificar competências com a finalidade de:

    • Desenvolver os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para a implementação das atividades de cada unidade organizacional;

    • Auxiliar no levantamento de novas competências organizacionais e no desenvolvimento das existentes;

    • Desenvolver as competências individuais para que as pessoas possam, de fato, executar seu trabalho e agregar valor a ele e à organização.


    Contexto organizacional da ANTAQ

    Para definir as competências necessárias e requeridas do profissional ANTAZ a partir das atribuições do cargo e do regimento interno, é fundamental, preliminarmente, que todos os seus integrantes conheçam e disseminem na instituição qual o negócio, a visão de futuro, a missão institucional e os valores acordados, consensualmente, para a instituição e seu capital humano.

    • Negócio: “Regulação e fiscalização da prestação de serviços portuários e de transportes aquaviários”;

    • Visão de futuro: “Ser reconhecida e respeitada pela sociedade como uma agência de excelência na fiscalização e regulação de serviços de transportes aquaviários e atividades portuárias, na defesa dos direitos dos usuários e garantidora de regras estáveis para o investidor”;

    • Missão: “Regular e fiscalizar, com eficiência e qualidade, os serviços de transportes aquaviários e portuários, visando a adequada remuneração dos investidores e a satisfação do usuário”;

    • Valores: “Conhecimento, cooperação, criatividade, harmonia, honestidade, integração, lealdade, relacionamento, responsabilidade e tolerância”.


    Mapeamento de competências comportamentais (de suporte)

    O mapeamento das competências comportamentais das unidades organizacionais ou de negócios da ANTAQ foi realizado a partir da análise das atribuições definidas no regimento interno da agência e das atribuições definidas para os servidores ocupantes dos cargos criados para compor o quadro de pessoal efetivo.

    Inicialmente foram identificadas dezesseis competências comportamentais/ de suporte, conforme o quadro a seguir: (em breve)
    avatar
    Lopesantos


    Mensagens : 4
    Data de inscrição : 12/09/2012

    Case 3. ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários Empty Competências comportamentais por unidade organizacional da ANTAQ

    Mensagem  Lopesantos Dom Set 16, 2012 3:05 pm

    DIRETORIAGABINETE DO DIRETORASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
    Capacidade empreenderoa; planejamento; tomada de decisão; visão de negócio; visão sistêmicaCapacidade negocial; comunicação e interação; visão sistêmica Capacidade de trabalhar sob pressão; comunicação e interação; ciratividade e inovação; relacionamento interpessoal; visão de negócio
    ASSESSORIA PARLAMENTARASSESSORIA INTERNACIONALSECRETÁRIO GERAL
    Comunicação e interação; relacionamento interpessoal; visão de negócioCapacidade negocial; comunicação e interação; orientação para resultados; visão de negóciosCapacidade de trabalhar sob pressão; organização; relacionamento interpessoal; trabalho em equipe; visão de negócio; visão sistêmica
    PROCURADORIA GERALOUVIDORIACORREGEDORIA
    Capacidade negocial; comunicação e interação; visão do negócioComunicação e interação; iniciativa e dinamismo; relação interpessoal; visão de negócioCapacidade de trabalhar sob pressão; comunicação e interação; organização
    AUDITORIASUPERINTENDENCIA DE PORTOSSUPERINTENDENCIA DE NAVEGAÇÃO
    Comunicação e interação; organização; orientação para resultados; trabalho em equipeCapacidade de trabalhar sob pressão; capacidade empreendedora; gerenciamento de talentos; orientação para resultados; planejamento; visão de negócio; visão sistêmicaCapacidade de trabalhar sob pressão; Capacidade empreenderoda; gerenciamento de talentos; orientação para resultados; planejamento; visão de negócio; visão sistêmica
    SUPERINTENDENCIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANCIAMENTOUNICADE REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO
    Capacidade de trabalhar sob pressão; comunicação e interação; gerenciamento de talentos; orientação para resultados; planejamento; relacionamento interpessoal; trabalho em equipe; visão do negócio; visão sistêmicaCapacidade de trabalhar sob pressão; comunicação e interação; gerenciamento de talentos; orientação para resultados; relacionamento interpessoal; trabalho em equipe; visão de negócio; visão sistêmica

      Data/hora atual: Qua maio 15, 2024 2:48 pm